Dicas para aproveitar melhor o espaço de uma cozinha pequena

Se você cresceu assistindo aos filmes americanos, você provavelmente sonha em cozinhar festas em uma cozinha espaçosa e ser capaz de entreter toda a sua família estendida ao redor de sua ilha de café da manhã, principalmente em uma cozinha pequena planejada.

Na realidade, a maioria de nós não vive em grandes casas com ilhas de cozinha que tenham espaço suficiente para guardar a coleção inteira de louça de um restaurante.

Mas, mesmo que não tenhamos o espaço para aquela cozinha de sonho, isso não significa que não devamos aproveitar ao máximo o espaço que temos. Uma cozinha pequena oferece muitos benefícios: ela nos obriga a ser justa com nossa cozinha – que precisa de uma dúzia de bancadas de bolo de qualquer forma – e significa que temos o luxo de gastar mais por metro quadrado do que gastaríamos em um espaço maior.

Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu espaço, delineamos algumas dicas e truques para decorar uma pequena cozinha e torná-la mais versátil.

Adote o Layout de Parede Única

Dicas para aproveitar melhor o espaço de uma cozinha pequena

Na era das cozinhas abertas com ilhas de café da manhã espalhadas, parece quase insondável ter uma cozinha inteira restrita a uma parede, mas quando devidamente dispostas e organizadas, pode economizar uma tonelada de espaço em um layout de espaço aberto. Então, seu espaço restante é perfeito para uma mesa de jantar maior.

Construa seus próprios assentos

Quer uma cozinha comestível, mas tem espaço muito limitado? Economize alguns centímetros construindo em um banquinho. Enquanto uma mesa normal requer que você tenha pelo menos alguns metros atrás de cada cadeira, o banquete deslizante não requer espaço algum.

Com esta cadeira integrada, você pode se concentrar em usar todo o espaço para maximizar o número de pessoas que você vai caber ao redor da mesa.

Enquadre seu recanto do café da manhã

Você pode pensar que uma parede usada para um recanto de mesa ou café da manhã é um espaço de armazenamento perdido, mas isso não precisa ser o caso. Enquadre seu recanto de café da manhã com prateleiras ou armários altos e use-os para armazenar itens como porcelanas finas ou talheres de jantar.

Agora, você não está sacrificando espaço de armazenamento importante para uma mesa de jantar. Neste caso, você pode realmente ter seu bolo (em uma banca de bolo de fantasia) e comê-lo também.

Maximize seu espaço de jantar

Em espaços pequenos, pode ser complicado encontrar o espaço para entreter, mas não ter espaço para uma mesa de jantar que tenha 12 lugares não é motivo para não fazer um jantar. A solução: ser criativo com assentos.

Uma ilha de cozinha pode facilmente caber em alguns bancos escondidos e uma pequena mesa de bistrô pode facilmente se estender para uma mesa maior. Procure mesas de folhas soltas ou extensíveis que possam caber em mais pessoas quando necessário, e considere a possibilidade de organizar seus jantares em estilo buffet, onde todos possam se servir e se sentar informalmente onde houver espaço.

Traga seu depósito para o teto

O armazenamento pode ser um desafio em uma pequena cozinha, mas há um espaço que muitas vezes é negligenciado: o topo dos armários de cozinha. Quer você esteja construindo em mais armários para se estender até o teto ou simplesmente exibindo itens maiores nas prateleiras superiores, use esse espaço vertical a seu favor.