O que é ser vegano

O que é ser vegano?

O veganismo é um estilo de vida que tem se tornado cada vez mais comum. Mas você tem certeza que sabe exatamente o que é ser vegano?

A pergunta tem sentido, pois, muita gente, costuma fazer confusão com ser vegano e ser vegetariano. São palavras parecidas e que se relacionam com a alimentação, mas possuem diferenças importantes.

Então, se você tem pensado em mudar sua alimentação por algum motivo, é bom conhecer as diferenças. Principalmente porque somente assim você poderá alcançar os seus reais objetivos.

Entenda o que é ser vegano

O veganismo está ligado primordialmente ao não uso dos animais como fonte do nosso prazer ou alimentação. Então, nesse caso corta-se a alimentação à base de animais por completo.

Então, um vegano não tomará leite, nem tampouco algum outro produto que seja feito à base dele, como queijo. Isso porque a ideia é livrar-se de qualquer produto decorrente da exploração animal.

No veganismo, inclusive, isso se estende a outros pontos da vida, como o vestuário. Nesse caso, evita-se o uso de roupas que tenham sido produzidas à base de pele de animais, por exemplo.

Essa conduta um pouco mais extrema tem ligação direta com a proteção aos animais. Considerando que a exploração deles não deve servir como fonte de prazer e sustento, corta-se tudo.

Diferença entre ser vegano e ser vegetariano

Agora que você já sabe o que é ser vegano, talvez esteja pensando que é o mesmo que ser vegetariano. Pois não é, então abaixo explicaremos para você quais são as reais diferenças entre os dois estilos.

Como você viu, o vegano não come nada de origem animal. Por outro lado, o vegetariano tem uma alimentação baseada em vegetais, mas pode consumir alguns itens animais.

Então, há uma divisão no seguinte sentido:

  • Ovolactovegetariano: não come carne, mas toma leite e come ovos;
  • Lactovegetariano: não comem carne nem ovos, mas ainda bebem leite;
  • Vegetariano estrito: Não ingere nada de origem animal, até mesmo leite ou mel.

Assim, o vegetarianismo estrito é o último estágio antes de se chegar ao veganismo. Isso porque ele se concentra na não ingestão de qualquer alimento proveniente de animais.

Assim, ao passo que essa restrição aumenta e sai da alimentação para outras partes da vida, como vestuário, temos o veganismo. Ou seja, são duas vertentes de um mesmo estilo de vida.

Conclusão

Sabendo o que é ser vegano você pode ter uma ideia mais interessante sobre que caminho seguir. E aí, você está disposto a cortar tudo que tenha origem animal, ou vai preferir começar devagar?