Qual correção usar no seu financiamento? IGPM ou IPCA?

Qual correção usar no seu financiamento? IGPM ou IPCA?

março 19, 2021 Off Por Agência Kalima

Se você vai comprar um imóvel nos próximos meses precisa conhecer o IGPM e o IPCA e saber qual correção usar no seu financiamento.

Isso porque os dois indexadores são utilizados atualmente para corrigir as parcelas do seu financiamento. Ou seja, elas costumam ser prefixadas, mas essa atualização precisa ocorrer.

Então, se a correção é feita por um ou outro índice você pode sentir no bolso a diferença. Por esse motivo é preciso conhecer exatamente como funciona cada um deles.

IPCA ou IGPM – Qual correção usar no seu financiamento?

Primeiramente é preciso conhecer os dois índices para depois entender como funcionam. Então fique atento para entender o que cada uma das siglas significa atualmente.

IGPM faz parte do índice geral de preços e sua função é registrar as variações de preços no mercado. Por isso, em muitos casos ele é utilizado para corrigir valores em contratos, como no financiamento.

Já o IPCA, Índice de Preços do Consumidor Amplo, é o índice que mede a inflação. Então, os bancos agora o colocam como um dos fatores de indexação aos contratos de financiamento.

A grande diferença é que com a indexação pelo IPCA você paga juros fixos sobre a dívida, mas corrigidos pela inflação. Na verdade, não é tão fácil assim de entender.

Qual deles você deve escolher?

Ainda que você conheça as opções, para saber qual correção usar no seu financiamento é preciso analisar o caso concreto. Isso porque há peculiaridades que podem fazer a diferença nos valores.

Assim, os bancos podem oferecer juros iniciais mais baixos e correção pelo IPCA. Ou, em contrapartida, te dar mais segurança com juros mais altos e correção pelo IGPM.

Em qualquer caso é preciso que você pense em quais são as suas possibilidades de gastos atuais. Mais que isso, analisar o cenário nacional e como a inflação pode evoluir também faz diferença.

Um financiamento de longo prazo está sempre vulnerável a esse tipo de alteração. Porém, se você conseguir se preparar adequadamente, dificilmente terá algum tipo de problema.

Conclusão

Como você viu, os índices de correção atuam de forma diferente sobre a dívida do financiamento. De qualquer maneira, no entanto, é preciso preparação para não ter problemas no futuro.

Com as dicas passadas acima você terá mais facilidade para escolher qual correção usar no seu financiamento. Então, não perca mais tempo e corra atrás dos seus sonhos.