Tomografia de tórax para Covid 19

Tomografia de tórax para Covid 19?

Em um momento de guerra contra um inimigo invisível é bom conhecer todas as armas, inclusive a tomografia de tórax para Covid 19.

O que se sabe até agora é que o vírus da covid-19 atua de forma invasiva. Com isso, as chances de vários órgãos serem atingidos de maneira rápida e certeira é bastante grande.

Nesse cenário, uma tomografia de tórax pode ajudar a sanar eventuais dúvidas. Mais que isso, com as informações corretas sobre o estado do paciente, o tratamento pode ser melhor adequado.

Quando fazer uma tomografia de tórax para Covid 19?

Inicialmente é preciso entender que nem todos os doentes precisam de uma tomografia de tórax para Covid 19. O procedimento é indicado, principalmente, para pacientes sintomáticos.

Mais que isso, para aqueles pacientes que já tiveram a contaminação confirmada. Essa confirmação pode advir de exame PCR, sorologia ou mesmo de observações clínicas.

Qual a função do exame?

Ao realizar uma tomografia de tórax para Covid 19 você pode ter uma visão melhor do estado de saúde do doente. Com ela é possível verificar o comprometimento pulmonar causado pela doença.

Os pulmões são os primeiros órgãos a serem atingidos pela Covid-19. Então, conforme o vírus se espalha pelo órgão e o danifica, a saturação diminui e isso compromete outros órgãos.

Cuidados com o exame

A primeira coisa que precisa se saber é que o exame não é indicado para todos. A tomografia deve ser realizada depois de os exames e análise individual do paciente confirmarem sua necessidade.

Ainda, é bom lembrar que grávidas e pessoas alérgicas ao contraste não devem fazer o exame. Além disso, há a necessidade de não usar piercings, brincos e outras joias durante o procedimento.

Outro ponto importante é que o local onde deve ser realizado a tomografia deve ser higienizado. Assim, evita-se o risco de transmitir ou ser infectado pelo vírus durante o exame.

A tomografia é indispensável?

Como já dissemos antes, uma tomografia de tórax pode ser uma ótima auxiliar no tratamento. Porém, não é por isso que todos os médicos precisam solicitar isso para os pacientes.

O procedimento será necessário quando o médico assim o entender. Isso porque é ele quem acompanha o caso e verifica os sinais clínicos da Covid-19, bem como outros exames.

Conclusão

Como você pode perceber, uma tomografia de tórax para Covid 19 pode ser de grande valia para o tratamento. Então, esteja sempre a postos e saiba que essa é uma alternativa das mais interessantes.